Aplicação de Técnicas Osteopáticas a partir de análise sanguínea pode causar efeitos agudos

Pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra os efeitos agudos da aplicação de Técnicas Osteopáticas a partir de análise sanguínea. Dentre as diversas variáveis, destaca-se o perfil de citocinas pró e anti-inflamatórias, leucócitos, nitrito, células dendríticas, proteína C-reativa, entre outras.

O estudo contou com a participação de 57 indivíduos saudáveis. Os voluntários foram separados em dois grupos – grupo intervenção osteopática vs. grupo placebo. As técnicas osteopáticas utilizadas foram técnicas hemodinâmicas no sistema linfático, baço e fígado. Também foram utilizadas técnicas de Recoil nestas regiões. Para o grupo placebo foi utilizado o toque sutil nos mesmos locais. O tratamento em ambos os grupos teve duração de 7 minutos.

Os autores puderam concluir que as técnicas osteopáticas foram capazes de alterar de forma positiva o perfil de algumas variáveis sanguineas. Sugerindo que este efeito pudesse melhorar o estado de pacientes que apresentam inflamações, infecções e até mesmo potencializar o efeito de vacinas. Os pesquisadores ainda acreditam com base na literatura que o efeito a longo prazo poderia fazer com que os resultados se tornassem mais significativos. Dessa forma, eles sugerem que os próximos estudos tenham um acompanhamento tardio – dias, semanas ou meses.

Para acessar o artigo na íntegra:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3948629/pdf/pone.0090132.pdf

Veja também

OSTEOPATIA E LEGISLAÇÃO

OSTEOPATIA E LEGISLAÇÃO

Para inaugurar nossa coluna “osteopatia e legislação” optamos por um tema de grande relevância e que afeta diretamente...

ler mais
AUTISMO E A OSTEOPATIA

AUTISMO E A OSTEOPATIA

Por Vitor Sabadoto, CEI. O termo “autismo” foi introduzido na psiquiatria por Plouller, em 1906, como item descritivo...

ler mais