Osteopatia chega à Índia!

Embora a tecnologia e a precisão das máquinas estejam lentamente tornando os tratamentos médicos mais eficazes em todo o mundo, há um ramo da ciência voltado para o toque humano!

A Osteopatia necessita de um conhecimento profundo dos sistemas do corpo, para que técnicas manuais possam ser aplicadas. “Fazemos isso com nossas mãos em contraste com os médicos alopatas que usam ferramentas, cirurgia e produtos farmacêuticos. Temos que conhecer muito a anatomia, onde tocar, o que sentir e o que liberar”, diz Rosenberg.

Quem são osteopatas na Índia?

Na Índia, os osteopatas não estão autorizados a prescrever medicamentos ou realizar cirurgias, a menos que sejam qualificados como médicos e cirurgiões.

O que se deve esperar quando se consulta com um osteopata?

“A Osteopatia é um sistema holístico de medicina que se baseia em certos princípios simples e profundos. Acreditamos que o corpo tem uma capacidade inata de se curar. O papel de um osteopata é facilitar esse processo; nós também temos um sistema detalhado de diagnóstico. Nós diagnosticamos identificando um tecido que está causando o sintoma. A partir daí, procuramos identificar fatores agravantes e fatores de alívio e, consequentemente, prescrever orientações e tratamentos para ajudar os pacientes ao longo de sua jornada de recuperação, gerando bem-estar”, diz Keerti Mathur, que estudou Osteopatia na British School of Osteopathy e na Oxford Brookes University. Ele também relata que na Índia, há necessidade de estruturar e legalizar a profissão e que ainda são um número pequeno de praticantes.

Quem deveria consultar um osteopata?

Segundo Juan Guillon, professor assistente da Universidade Sri Sri, “uma das características que a diferencia da medicina alopática é que ela não considera a subjetividade do praticante como uma fraqueza, mas sim como uma força. Como osteopatas, somos treinados para sentir através de nossas mãos diferentes estados nos tecidos de cada paciente. Nós construímos nossa prática com base nisso. Nós também podemos apoiar nosso diagnóstico em exames de imagem. A terapia é bem ampla, tratando desde problemas na coluna até dores de cabeça, problemas digestivos, respiratórios e endócrinos.”

Fonte: https://www.thehindu.com/life-and-style/the-complementary-therapy-osteopathy-comes-to-india/article26841279.ece