Recuperação de paciente com hérnias extrusas

Nome: Vinicius Roberto Balestra

Idade: 15 anos

Profissão: Jogador de Futebol do Guarani

Escrito por: Prof. Alan Cristiano Favarin Feltrin

O paciente chegou ao consultório por indicação de um aluno de São José dos Campos (SP), seu tio, após eu ter ministrado uma aula naquela sede. Apresentou-se com um quadro de lombalgia muito agudo, com a maioria dos movimentos limitados e com uma ressonância da região lombossacra diagnosticando duas hérnias extrusas, L4–L5 e L5–S1.

Relatou que as dores tinham surgido durante um treino no Guarani, que havia realizado a fisioterapia no clube, porém sem sucesso, por isso procurou outros tratamentos até chegar à indicação de cirurgia por três médicos em Campinas. A alegação era de que seu caso era muito grave e que se não operasse, provavelmente, não jogaria mais futebol e poderia ficar impossibilitado até mesmo de andar, podendo precisar de cadeira de rodas.

Esse diagnóstico médico assustou muito o paciente e toda sua família. A princípio, o tratamento se baseou em tranquilizá-lo e explicar como a Osteopatia poderia ajudá-lo. O paciente e seus familiares não conheciam o tratamento e alguns médicos os desencorajam a passar pelo tratamento osteopático, afirmando que não traria resultado e que seu caso era cirúrgico, porém, como ele estava disposto a tentar tudo antes da cirurgia, o tratamento teve início naquele mesmo dia.

Na avaliação, foi detectada perna curta esquerda verdadeira de 8mm, após todos os parâmetros serem atendidos, porém ele possuía diversas adaptações (bloqueios) no sistema musculoesquelético e visceral, que o impediam de realizar os movimentos, não permitindo que sua autocura acontecesse. Foram feitas as correções nos segmentos a seguir:

•             Occipital

•             Cervicais baixas

•             Torácica alta

•             Junção toracolombar

•             Pélvico trocantericos

•             Psoas

•             Colón ascendente

Após a correção dessas disfunções, o paciente já conseguia executar todos os movimentos sem apresentar qualquer tipo de dor. Então, houve um intervalo de uma semana e depois ele retornou para dar um feedback.

O paciente retornou para a segunda sessão relatando uma melhora muito grande, porém, às vezes, incomodava e sentia que as dores estavam voltando gradativamente. Foi nesse momento em que foi corrigida a perna curta do paciente, colocando 4mm nessa sessão e após 21 dias mais 4mm. Entre esse intervalo fizemos mais uma sessão para acompanhar a progressão dos sintomas e realizar alguns ajustes se necessário. No entanto, após a colocação dos 4mm na segunda sessão, o paciente não tinha mais sintomas e foi encaminhado para um fortalecimento da musculatura paravertebral e abdominal (core).

Após uns 15 dias, ele retornou informando que havia voltado a treinar, tinha sido escalado para um jogo treino contra o São Paulo, jogado por 45 minutos sem sentir nenhum desconforto ou incômodo, isso após uns 40 dias de tratamento e cinco sessões.

Paciente antes da colocação da palmilha

Paciente após a colocação da palmilha

Após as correções e uso da palmilha diariamente, o paciente pôde realizar todos os movimentos e voltar para suas atividades físicas sem nenhum tipo de desconforto.

Movimentos reestabelecidos

Sonho de menino

Que o Brasil é o país do futebol não há como negar. Milhares de garotos sonham com a carreira e a possibilidade de jogar no time de coração e até mesmo em grandes clubes europeus ao lado de Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar e companhia.

O paciente que joga no Guarani, time conhecido por revelar jogadores como Careca, Evair, Luizão, Elano, entre muitos outros, não hesitou em procurar ajuda ao sentir que estava com problema na coluna lombar. Ele conta que sentia muitas dores e foi ao médico, fez todos os exames necessários e recebeu a informação de que precisava de uma cirurgia com urgência.

No entanto, tudo mudou quando ele encontrou o tratamento osteopático. Com a intervenção do Dr. Alan, descobriu-se que uma perna era maior que a outra, tendo 8mm de diferença. “Com essa descoberta, com o tratamento da Osteopatia e com o pilates, estou recuperado e não sinto mais dores”, afirma o paciente.

Veja também

Peitoral Maior

Peitoral Maior

Márcio Ogido, CEI. Neste artigo especial do Márcio Massahiko Ogido, CEI e docente IDOT, nós vamos conhecer um pouco...

ler mais