Três disfunções que podem acometer o nervo

Três disfunções que podem acometer o nervo

 

O tecido neural pode ser acometido de três formas: compressão, sensibilização e restrição mecânica também conhecida como perda de complacência. Pacientes que apresentam compressão é comum terem algumas características clássicas, como dor neural crônica, formigamentos crônicos, parestesias, membros cansados e pesados, diminuição dos reflexos, déficit muscular crônico, com aumento dos sintomas ao executar pressão sobre o nervo. Isso ocorre porque quando há uma compressão neural, concomitantemente, existe uma diminuição da condutibilidade nervosa.

 

O sinal clínico do nervo sensibilizado é a dor neural aguda, que aumenta com o estiramento do nervo. Normalmente, é desencadeada com movimentos que coloquem o tecido sobre tensão. A dor sempre obedece ao trajeto do nervo. Está associada a uma congestão neural ou edema intraneural, que ao estirar as membranas envoltórias dos nervos causa uma irritação do nervo nervorium, provocando a dor.

 

Já a restrição mecânica ou perda de complacência é a única disfunção neural que não apresenta sintomas em repouso, ou seja, o paciente não irá sentir sensações dolorosas observadas nas outras disfunções de compressão e sensibilização. Essa disfunção apenas restringe a mecânica ou o movimento normal no teste de provocação neural (Lasègue), devido ao encurtamento do tecido conjuntivo neural, mas sem desencadear sintomas.

 

É de fundamental importância o terapeuta conhecer as disfunções que podem acometer o tecido neural, para que dessa forma conduza uma boa avaliação com o tratamento adequado para cada disfunção que o nervo possa apresentar.

Escrito por: Prof. Bruno Martins

Veja também

Peitoral Maior

Peitoral Maior

Márcio Ogido, CEI. Neste artigo especial do Márcio Massahiko Ogido, CEI e docente IDOT, nós vamos conhecer um pouco...

ler mais