CURSOS COMPLEMENTARES

Ministrante: Caroline Stone, D.O (Inglaterra)

Osteopatia nas Disfunções Vasculares Viscerais, Desenrolamento Peritoneal e Aderências

A cavidade pélvica abdominal é um sistema complexo que impacta vários órgãos quando ocorre uma disfunção. Encontrar uma disfunção "isolada" com a ausculta e direcionar o trabalho osteopático apenas em torno dessa avaliação é muitas vezes insuficiente na prática clínica, onde complexas e entrelaçadas tensões físicas e disfunções estão presentes. Temos também sensibilidades sensoriais e aferentes, afetando o sistema nervoso central levando ás consequências límbicas, emocionais, homeostáticas e imunológicas.

 

O padrão autônomico, o equilíbrio das tensões e a auto-regulação são processo fisiológico fundamentais, mas podem estar impactados negativamente quando existe dor e disfunção. A desregulação autonômica compromete a eficácia da função vascular, que pode levar (especialmente quando combinado com irritações físicas e torções dos vasos sanguíneos localmente) a problemas nutricionais significativos para os tecidos e função dos órgãos. Os padrões de comportamento de dor de um paciente, a somatização, a imagem corporal e o sentido de autocomposição estão também implicados na disfunção da cavidade abdominopélvica. Todos estes múltiplos fatores devem ser incluídos no gerenciamento clínico de várias tipos de pacientes da clínica osteopática.

 

Este curso de 3 dias irá ver a dinâmica introduzida acima, considerar a função autonômica, anatomia vascular e topografia, além de olhar para o papel do peritônio na saúde e doença. A formação de aderências, as sequelas e os objetivos da intervenção osteopática serão revistos, e ainda,  será dada instrução prática para liberar todos os fatores que envolvem a cavidade abdominopélvica. Conceitos relativos à função somatoemocional e o nervo vago também serão discutidos e abordagens práticas serão revistas.

 

Trata-se de uma apresentação baseada em evidências, abordada a partir de uma base de análise de casos, que tem como objetivo aprimorar ainda mais as abordagens dos praticantes para muitos casos de disfunções abdominopelvicas complexas.

 

Caroline Stone, MSc DO
Graduada em osteopatia pela British School of Osteopathy, Londres - UK em 1986. Mestre em Osteopatia pela European School of Osteopathy e Unversidade de Greenwich, Londres - UK em 2002. Professora em diversas instituições de ensino osteopático como Universidade de Western na Australia, Universidade de Auckland, Nova Zelândia e Winchester - UK. Em 2018, com exclusividade, ministrará seu primeiro curso no Brasil pelo IDOT.
Autora de diversos artigos científicos e dos livros: Osteopatia visceral e obstétrica e Ciência na arte da Osteopatia. Todos publicados pela editora Elsevier.

 


Ministrante: Caroline Stone, D.O (Inglaterra)


Carga horária: 24 horas/aula


Público Alvo: Osteopatas e estudantes de osteopatia com formação em Visceral.

Novas Turmas

São Paulo - SP

Data: 06/04/2018