Sobre o NUPI

Em 2017, em decorrência do crescimento do IDOT e da produção de conhecimento e desenvolvimento de pesquisas direcionadas à Osteopatia, foi necessário que a direção do juntamente com a coordenação científica da instituição, fundassem uma estrutura para a elaboração de pesquisas, permitindo aos professores e alunos do IDOT a inserção no universo da produção científica, além de infraestrutura para a realização de trabalhos científicos.

 

Para isso, foi criado o Núcleo de Pesquisa do IDOT (NUPI), que consta com um Laboratório equipado com estrutura física e equipamentos disponíveis aos alunos do IDOT que estão desenvolvendo trabalhos científicos para obtenção do título de Diplomado em Osteopatia, além de uma equipe qualificada em aspectos clínicos/metodológicos necessários para dar suporte ao aluno durante a elaboração dos trabalhos. O NUPI tem como objetivo inserir estudos de qualidade na área de Osteopatia em um cenário mundial.

 

O NUPI é coordenado pela Profª Anne Kastelianne França da Silva, profissional que conduz todos os aspectos relacionados às pesquisas realizadas no NUPI, além de ministrar aulas com o conteúdo referente à elaboração de trabalhos científicos de qualidade, baseado em diretrizes internacionais.

 

VÍDEO NUPI

Docentes vinculados

Orientação Metodológica

1. Anne Kastelianne França da Silva, M.D

Formação:

 

2. Franciele Marques Vanderlei. PhD

Formação:

 

3. Jéssyca Fernandes Nogueira, M.D

Formação:

 

4. Laís Manata Vanzella, M.D

Formação:

 

Aspectos éticos

João Paulo Siloto

Formação:

 

Para Cadastramento e Dúvidas

nupi@idot.com.br

Perguntas frequentes

- Como faço para realizar meu trabalho pelo NUPI?

Se você desejar vincular um trabalho para o D.O ao NUPI, deve enviar uma intenção de projeto para o e-mail nupi@idot.com.br. Esse documento deve ser um esboço do projeto com 1 a 2 páginas e conter: Título; Introdução (Justificativa/Lacuna; Importância para a área/clínica; Objetivo) e Métodos (Natureza do estudo; Amostra; Critérios de inclusão; Variáveis do estudo; Intervenção).

 

- Posso escolher quem vai me orientar?

Sim. Você pode escolher entre os orientadores clínicos listados na página do NUPI. A coordenação entrará em contato com o orientador requerido para verificar a disponibilidade de orientação. Caso o professor não possa orientador o aluno, a coordenação enviará uma lista com os docentes disponíveis.

 

- Quando posso iniciar o meu trabalho para o D.O?

O desenvolvimento do trabalho pode ser iniciado a partir do momento que o aluno se inscreveu para o estágio na clínica escola.

 

- Onde fica a sede do NUPI?

O NUPI está localizado em Presidente Prudente, na Clínica Escola de Osteopatia do IDOT.

 

- Onde posso realizar a minha coleta de dados?

A sua coleta de dados poderá ser realizada na Clínica Escola de Osteopatia do IDOT, onde será disponibilizada toda a infraestrutura física, recursos humanos e materiais necessários para a realização da pesquisa.

 

- Posso realizar a coleta de dados em minha cidade?

Sim. Nesse caso, os equipamentos utilizados serão de responsabilidade do aluno, não podendo o IDOT emprestar ou enviar material, uma vez que outras pesquisas poderão ser prejudicadas com a ação.

 

- Quais são os equipamentos disponibilizados pelo NUPI?

Até o momento o IDOT adquiriu equipamentos como: Câmera termográfica, Cardiofrequencímetro, Dinamômetro digital, Dinamômetro isocinético, Espirômetro, Estabilometria, Estadiômetro portátil, Estesiômetro, Goniômetro digital, Kit Glicemia capilar, Nível à laser, Podoscópio, Ultrasom portátil, Vegatest, dentre outros.

 

- Ao vincular o meu trabalho ao NUPI eu terei algum custo?

Sim. Para mais informações envie e-mail para nupi@idot.com.br