Sistema tônico-postural e vias de comunicação

Sistema tônico-postural e vias de comunicação

CLIQUE E CONHEÇA MAIS

Entre todos os animais, incluindo os mamíferos, o homem adulto é o único totalmente bípede. Essa característica, que alguns consideram um privilégio, acarreta um determinado número de particularidades.


No início do século passado, Charles Bell, já apresentava o problema que a Posturologia estuda atualmente: como um homem consegue manter a postura em pé contra o vento que sopra sobre ele? É evidente que ele possui um sistema de informações que permite analisar esses estímulos e produzir uma ação muscular (Sistema Tônico Postural) para se manter em equilíbrio.


Segundo Pierre-Marie Gagey e Bernard Weber, a posição ortostática, conquista da evolução filogenética do homem, criou-lhe um problema de estabilidade testemunhado pelos movimentos incessantes do centro de gravidade de seu corpo. Mesmo aparentemente imóvel, o homem ajusta sua postura permanentemente: ele “oscila".


O controle- muito sutil- dessa postura ortostática é fruto de numerosos fatores (biomecânicossensoriaisneuropsicológicos) integrados em tempo real num conjunto denominado de sistema postural.


O sistema de informações denominado de entradas sensoriais foi descoberto no século XIX, cuja função permite a manutenção da posição ereta do homem contra a ação da gravidade e outras forças externas da natureza.


Posturologia é a ciência do equilíbrio que estuda o Sistema Tônico Postural através de informações dos sistemas integradores como: os pés, os olhos, ouvido interno, a propriocepção, viscerocepção (Villeneuve). Ela também nos ensina a prestarmos atenção nos distúrbios de oclusão e cicatrizes nociceptivas que modificam o sistema tônico postural.

 

Os receptores sensoriais quando desregulados, geram perturbações estáticas, ou seja, desequilíbrios posturais, provocando forças anormais contrárias em diferentes tecidos do nosso corpo, sendo muitas vezes a causa de inúmeras patologias como: hérnias discais, artrosesdores na coluna vertebral (cervicaisdorsaislombares e sacrais), nevralgiascervicobraquialgiaciáticasdores com componentes estáticos (quadril, joelhos, pés); deformações na coluna (cifoseescoliose, hiperlordose); patologias esportivas (câimbrasdores muscularestendinites); além de cefaléiasvertigens, problemas de aprendizagem, etc.


Portanto, , a abordagem no Sistema tônico-postural e vias de comunicação tem como objetivo avaliar os desequilíbrios posturais, analisar as diferentes entradas sensoriais e corrigi-las afim de reengramar um novo esquema corporal de uma forma equilibrada.