Revista "O osteopata"

PALAVRA DO DIRETOR

Cada vez que os estudos sobre a Osteopatia avançam, são descobertas novas maneiras de melhorar a qualidade de vida das pessoas. É incrível como essa filosofia tem potencial para diagnosticar e tratar os mais variados problemas de saúde, o que torna a missão de ser fisioterapeuta osteopata ainda mais gratificante.

Nesta edição, vamos apresentar os benefícios do tratamento osteopático para àqueles que possuem problemas no sistema gastrointestinal. Sofrer intensamente de dor de cabeça, a chamada cefaleia, também pode chegar ao fim quando se busca a ajuda de um osteopata. Trazemos ainda uma interessante pesquisa do Centro de Especialidades Médicas (CEME) sobre os efeitos da Osteopatia craniana na audição.

O convívio com a dor é mais difícil quando se é atleta, ou seja, quando se coloca o corpo sob intensa atividade, exigindo ainda mais dele. Agora, imagine a satisfação de proporcionar a um atleta do Decatlo realizar toda a sua prova sem dores nos joelhos... Com a Osteopatia, isso se mostrou possível.

Para fortalecer todos os profissionais fisioterapeutas que atuam diretamente com a Osteopatia, tivemos um bate-papo com o presidente da Associação dos Osteopatas do Brasil (AOB), André Chediek, tratando especialmente sobre os desafios e a importância do associativismo.

Falando de grandes profissionais da área, temos mais uma coluna do professor Mateus Astorga, Frédéric Delater e a estreia de Fabio Damião com dicas sobre a carreira de fisioterapeuta osteopata. Enfim, temos uma edição diversificada, mostrando as mais variadas faces da Osteopatia.