Hérnia Lombar : Uma dor que acomete 80% da população

 

Cerca de 80{8ec6837f4d4c723f3ffbc53e0f9280463c3f97d684af52f5a27bd55996592354} das pessoas que entram em contato com um osteopata o fazer por um problema comum: a dor nas costas.

As causas que podem desencadear essa dor podem ser bastante variadas (má postura, disfunções musculoesquelético, problemas viscerais, etc.) e muitas vezes o que os exames complementares mostram é a presença de uma ou mais hérnias de disco.

Mas o que é uma hérnia de disco?

Basicamente, podemos dizer que a hérnia é um deslocamento do núcleo pulposo do disco intervertebral do segmento afetado, que pode levar a uma compressão das estruturas nervosas e uma reação do tipo inflamatório, dando origem aos sintomas de dor.

A osteopatia possui filosofia e sistema de avaliação próprios, e não trabalha sobre o sintoma. A avaliação é feita de modo global do paciente, a fim de identificar as causas e fatores predisponentes de um determinado problema.

Com a utilização de técnicas adequadas, ajuda a reduzir a pressão e a inflamação causada pelo deslizamento, corrigindo essas pequenas “disfunções” que podem ter levado a um desequilíbrio postural. Isto conduz a uma melhoria em vários níveis a curto prazo e testemunhando uma atenuação da dor a longo prazo. Em muitos casos iremos notar melhora na postura global do indivíduo.

A tarefa do profissional fisioterapeuta é mais do que corrigir qualquer compensação negativa, é direcionar o paciente para hábitos saudáveis que podem ajudar a manter uma boa qualidade geral de vida.

Hoje em dia a abordagem osteopática representa uma das ferramentas mais eficazes para o tratamento da hérnia lombar.
Procure por um osteopata na sua região.

Veja também

Peitoral Maior

Peitoral Maior

Márcio Ogido, CEI. Neste artigo especial do Márcio Massahiko Ogido, CEI e docente IDOT, nós vamos conhecer um pouco...

ler mais