Caso Clínico: Tratamento de Cervicobraquialgia

Nome: J.A.E            Sexo: MASCULINO

Idade: 32 anos        Peso: 88 Kg.

Profissão: ADVOGADO

Queixa principal: Dor intensa na região cervical, que irradia para região interescapular associada a formigamento no 1º dedo da mão esquerda;

História atual: Paciente relata que a dor surgiu há duas semanas durante treinamento de judô após ter recebido um golpe que resultou em queda com extensão cervical. Acorda várias vezes durante a noite por não achar posição confortável, sente dificuldade para movimentar a cabeça e apresenta formigamento no 1º dedo da mão esquerda.

Sintomatologia: Dor intensa nos movimentos de extensão e latero-flexão esquerda que se apresenta de forma abrupta e bem localizada na região cervical; dor irradiada para região interescapular e sensação de formigamento do 1º dedo da mão esquerda.

Medicamentos: Paciente faz uso de antiinflamatório (diclofenaco de potássio) – automedicação.

 

 

Palpação

Miótomo: Presença de trigger points em trapézio bilateralmente (trapézio direito espasmado); espasmo bilateral de ECM; espasmo de rombóide maior e menor esquerdo; espasmo de espinhais cervicais bilateralmente; restrição fascial cervical anterior

Esclerótomo: Dor a palpação nos processos espinhosos de C2/C3 e C7 a T6.

 

Dermatómo: Alteração de sensibilidade na área de C5/C6.

Plano sagital demonstra aumento de curvatura fisiológica (extensão cervical, flexão torácia e extensão lombar), o aumento da lordose cervical é um fator que colabora para hiperpressão discal;

Plano frontal – vista anterior observa-se um aumento da distância entre ombro e orelha esquerda, evidenciando uma postura antálgica frente a uma compressão discal;

Plano frontal – vista posterior nota-se aumento a curvatura lombar alta.

Teste de mobilidade global: durante a flexão cervical demonstra dor intensa no inicio do movimento (sintomatologia discal); dor irradiada para região de rombóide (componente neural de sensibilização do nervo dorsal da escápula – C5); Durante a extensão movimento restrito e doloroso, com acentuação da curvatura no nível C5/C6 (padrão articular/hipermob.) e aumento da dor na região de rombóide e formigamento no 1º dedo esquerdo (componente neural de compressão do nervo dorsal da escapula e radial); Na latero-flexão direita paciente refere dor aguda logo no início do movimento (sintomatologia discal), há aumento do formigamento no 1º dedo esquerdo (componente neural de sensibilização do nervo radial); A latero-flexão esquerda é realizada com dor aguda logo no início do movimento (sintomatologia discal); ocorre aumento do formigamento no 1º dedo esquerdo (componente neural de compressão do nervo radial).

 

Achados clínicos: Disfunção em FRS à esquerda de C2; OAA posterior à esquerda; Avaliação dinâmica neural com ADM para abdução reduzida com cervical neutra (aproximadamente 45º), posição de latero-flexão cervical homolateral e contralateral a disfunção neural apresenta amplitude restrita (aproximadamente 20º) o que demonstra um padrão neural misto (sensibilização / compressão). Na avaliação passiva neural sensação de aumento de formigamento e dormência caracterizando o teste como positivo ainda na posição de repouso do antebraço. Ao realizar manobra valsava e teste de compressão cervical o paciente referiu dor na região de C5 / C6.

Exame complementar: ressonância magnética – apresenta herniação lateral esquerda no nível C5/C6; analise feita apenas na 5ª sessão.

Estratégia de tratamento utilizada:

1º etapa: neutralizar o componente neural e miofascial, as técnicas usadas foram:

Deslizamento lateral cervical; PAs do maitland;  Manipulação de flexão bilateral torácica – resposta autônoma (técnica de thurst); Desativação dos pontos trigger de trapézio e ECM; Liberação fascial cervical anterior; Liberação dos espinhais cervicais

2º etapa: trabalhar nas desordens articulares/ativar sistema estabilizador

Mobilização articular de baixa amplitude – ganho de extensão C2; Músculo energia para OAA posterior;  Mobilização articular de baixa amplitude – NAG reverso (deslizamento natural apofisário – técnica do conceito mulligan) em C7/T1 – exercícios de controle postural (estático) para ativação da musculatura estabilizadora da região cervical.

Resultados: Foram realizadas 13 sessões com melhora na ADM e redução completa da dor. Paciente encaminhado para estabilização segmentar.

 

ANEXOS

 

TESTES COMPARATIVOS APÓS AS 13 SESSÕES

 

AVALIAÇÃO DA DOR

Analise feita através da escala visual analógica de dor (EVA), tendo como resultado EVA pré-tratamento: 09 e EVA pós tratamento: 0.

 

 

Veja também

Peitoral Maior

Peitoral Maior

Márcio Ogido, CEI. Neste artigo especial do Márcio Massahiko Ogido, CEI e docente IDOT, nós vamos conhecer um pouco...

ler mais