IDOT ESTUDANDO

 

 

Os professores do IDOT: Marcel A. Andrade de Paula e Hermínio Marcos Teixeira Gonçalves realizaram o curso Princípios Holísticos em Osteopatia: Prática integrada e enfoques emocionais, que ocorreu no dia 10 a 12 de junho de 2016 na Escola de Osteopatia de Barcelona (EOB) – Barcelona, Espanha.

 

O tema desse curso parte do princípio de que a osteopatia, desde sua criação, trabalha o corpo em sua globalidade buscando traduzir os sintomas físicos dos pacientes nas diferentes relações do ser com o meio em que vive. No âmbito emocional, a forma de reação do paciente no instante do trauma pode gerar disfunções somáticas agudas ou crônicas, que são localizadas durante uma palpação criteriosa. Neste sentido, ao tocar zonas de aumento de densidade (disfunções somáticas) memórias traumáticas podem emergir do subconsciente, sendo necessárias técnicas específicas que guiam o terapeuta para auxiliar o paciente a desenvolver esse processo da melhor forma, encerrar o processo se assim desejar ou encaminhar para outro profissional que dê um melhor suporte para aquele tipo de trauma apresentado.

 

O Professor Torsten Liem MSc. DO; Se formou na escola alemã de Osteopatia. Durante a formação conheceu outras escolas na europa e nos estados unidos. Na França aperfeiçoou seus conhecimentos com Leopold Busquet, e na Inglaterra com Thomas Atlee. É autor de diversos livros e artigos principalmente na área da Osteopatia Craniana.

 

 

 

 

Veja também

OSTEOPATIA E LEGISLAÇÃO

OSTEOPATIA E LEGISLAÇÃO

Para inaugurar nossa coluna “osteopatia e legislação” optamos por um tema de grande relevância e que afeta diretamente...

ler mais
AUTISMO E A OSTEOPATIA

AUTISMO E A OSTEOPATIA

Por Vitor Sabadoto, CEI. O termo “autismo” foi introduzido na psiquiatria por Plouller, em 1906, como item descritivo...

ler mais