Procure um osteopata durante a gravidez

Durante nove meses, seu corpo será submetido a alterações posturais por conta das forças anormais contrarias gerados pelo ganho de peso da mãe mais o peso do bebê que mudam o centro de gravidade do corpo para frente. Consultar-se com um osteopata vai ajudar a recuperar o equilíbrio, e assim lutar contra os chamados males da gravidez.

Durante a gestação várias estruturas estão sobrecarregadas, como a coluna vertebral, sistema muscular estabilizador e vísceras causando vários sintomas como: náusea, refluxo ácido, constipação, distúrbios do sono, hemorróidas, alterações vasculares, dor no púbis, dor no cóccix, dor no quadril, dor no trajeto do nervo ciático entre outros.

Pela Terapia Manual, o osteopata irá restaurar o equilíbrio entre os vários sistemas do corpo e, assim, lutar contra estes males ajudando a mãe e o bebê a encontrarem o melhor equilíbrio gravitacional.

No final da gravidez, o osteopata vai trabalhar a região da bacia para garantir a mobilidade adequada, essencial para a passagem do bebê. Ele também dará atenção especial para o períneo para reequilibrar a sua tensão e relaxar.
Por fim, o osteopata irá orientar na preparação do parto com os tecidos mais relaxados, facilitando a saída do bebe e diminuindo dores e possíveis traumas no bebe e na mãe. Tudo bem orientado com exercícios específicos de respiração e contração e relaxamentos dos devidos grupos musculares. A partir do 2° trimestre de gestação o trabalho com o osteopata é melhor indicado.
Autor: Julie Martory.

Veja também

OSTEOPATIA E LEGISLAÇÃO

OSTEOPATIA E LEGISLAÇÃO

Para inaugurar nossa coluna “osteopatia e legislação” optamos por um tema de grande relevância e que afeta diretamente...

ler mais
AUTISMO E A OSTEOPATIA

AUTISMO E A OSTEOPATIA

Por Vitor Sabadoto, CEI. O termo “autismo” foi introduzido na psiquiatria por Plouller, em 1906, como item descritivo...

ler mais