Tratamento osteopático e sistema nervoso autônomo: o que diz a literatura

Profª Drª Anne Kastelianne França da Silva

Coordenadora científica do IDOT/NUPI

O tratamento osteopático direcionado ao sistema nervoso autônomo (SNA) tem como objetivo influenciar na regulação cardiovascular, gastrointestinal, temperatura e na homeostase corporal, por exemplo. Desequilíbrios nesse sistema podem ser associados a uma má adaptação do SNA frente a estímulos e reflete em comprometimentos dos mecanismos regulatórios fisiológicos, prejudicando o prognóstico clínico.  

Os primeiros estudos relacionando a terapia manual com o SNA datam do século XX, quando Louise Burns publicou o estudo Viscero-somatic and somato-visceral spinal reflexes, quando a autora evidenciou que estímulos elétricos realizados na coluna em modelo animal, eram identificados nas vísceras correspondentes ao segmento da coluna. Estudos mais recentes têm abordado técnicas musculoesqueléticas, cranianas, e terapia craniossacral, e seus efeitos (na maioria dos estudos) em indivíduos saudáveis, por meio de ferramentas como a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e condutância da pele.

A maior parte dos estudos com abordagens musculoesqueléticas (12 estudos) foram direcionadas às regiões torácica, cervical e lombar em indivíduos com disfunção temporomandibular, saudáveis ou com dor, e demostraram modificações na atuação do SNA. Já entre as abordagens cranianas (8 estudos) técnicas como a compressão do 4º ventrículo (CV4), técnicas na região suboccipital e craniossacral foram as mais utilizadas entre os estudos e apenas as técnicas na região suboccipital mostraram mudanças significativas no SNA.

Apesar de alguns estudos terem demonstrado mudanças no SNA após o uso de técnicas manipulativas osteopáticas, os leitores devem ler com atenção a metodologia proposta, uma vez que os desfechos foram mensurados em sua maioria imediatamente após a intervenção, não nos permitindo conhecer por quanto tempo a mudança autonômica encontrada permaneceria. Outro ponto é em relação à população, o tamanho amostral na maioria dos estudos foi pequeno, o que  pode impactar na análise estatística e, além disso, a amostra entre os estudos foi heterogênea, o que dificulta a comparabilidade entre os estudos e tomada de decisão clínica.

Apesar das limitações, o crescente número de estudos na área, demonstra o interesse de osteopatas e pesquisadores em estudar e comprovar os efeitos das inúmeras abordagens da filosofia osteopática e seu impacto no SNA. No NUPI, temos atualmente quatro pesquisas sendo elaboradas, em indivíduos saudáveis, com doenças cardiovasculares e Parkinson, que poderão elucidar futuramente as respostas do tratamento osteopático no comportamento do SNA.

Rechberger et al. Effectiveness of an osteopathic treatment on the autonomic nervous system: a systematic review of the literature. Eur J Med Res. 2019;24(1):36

Luchesi GLS.  Efeitos de técnicas manipulativas na variabilidade da frequência cardíaca: revisão sistemática. Ver Bras Osteopat Ter Man. 2019;10(3):16-22

Veja também

Peitoral Maior

Peitoral Maior

Márcio Ogido, CEI. Neste artigo especial do Márcio Massahiko Ogido, CEI e docente IDOT, nós vamos conhecer um pouco...

ler mais